Header Ads

INTEL ANUNCIA PROCESSADOR MAIS RÁPIDO DO MUNDO PARA NOTEBOOKS

A Intel anunciou novos processadores da oitava geração destinados a notebooks. O Core i9 8950HK é o chip que chama mais atenção entre os novos produtos, já que com seus seis núcleos é o processador mais rápido já lançado para laptops, capaz de aceitar overclock e chegar perto da casa dos 5 GHz de velocidade.


Além do i9, os novos Xeon, i7 e i5 da lista também devem despontar no interior de notebooks gamers e workstations portáteis lançadas no mercado a partir de abril. O lançamento foi feito nesta terça (03).
O i9 8950HK tem velocidade que pode oscilar entre 2.9 e 4.8 GHz e, nas contas da Intel, é 59% mais rápido do que um i7 de sétima geração em tarefas de edição de vídeo em 4K no Premiere Pro. Desbloqueado, o processador também aceita overclock, permitindo supor a possibilidade de o chip rodar na casa dos 5 GHz.

Essa característica é rara em processadores para notebooks, uma vez que computadores desse tipo tendem a ter capacidade de refrigeração mais limitada. Como o overclock aumenta o calor, as fabricantes normalmente evitam os riscos de liberarem a prática em laptops.
Ficha técnica com detalhes dos novos processadores.
Outra característica interessante do novo i9 está na aplicação do turbo. Segundo a Intel, a velocidade máxima “normal” do 8950HK seria 4.6 GHz. Entretanto, se detectar que a temperatura está sob controle, o processador pode pular para 4.8 GHz.

Talvez isso explique porque os demais processadores da série H de oitava geração não ofereçam suporte a overclock. Além do i9, a nova linha de processadores de alto desempenho para notebooks da Intel conta com dois novos Xeon (E-2186M e E-2176M), dois novos i7 (8850H e 8750H), todos também hexa-cores. Por fim, há ainda os Core i5 8400H e 8300H de quatro núcleos e velocidades inferiores.

Nenhum comentário