Header Ads

QUEM INVENTOU O COMPUTADOR? QUAL FOI A PRIMEIRA MÁQUINA A FUNCIONAR?

Jhon McCarthy: Cientista da Computação
Alan Turing, o 'matemático automatizado'

O inglês Alan Turing é considerado o “pai do computador”, tendo mostrado ao mundo a sua invenção na década de 30. Entretanto, a primeira máquina capaz de fazer cálculos poderia ter sido inventada no século XIX, caso Charles Babbage tivesse tido condições de viabilizar o seu projeto.
A tese é defendida pelos pesquisadores do Museu de Ciência de Londres. Em suas instalações, o espaço cultural abriga os esboços desenhados por Babbage. Baseado neles, o museu planeja construir pela primeira vez a máquina que poderia ter sido o pontapé inicial da computação.


Charles Babbage, o gênio que não realizou seu desejo
Charles Babbage nasceu em 26 de dezembro de 1791, provavelmente em Londres, filho de um banqueiro. Ele geralmente não se sentia bem como criança e foi educado principalmente em casa. Quando ele foi à Universidade de Cambridge em 1810, ele estava muito interessado em matemática.

Na década de 1820, Babbage trabalhou em seu "Difference Engine", uma máquina que poderia realizar cálculos matemáticos. Um modelo de seis rodas foi inicialmente construído e demonstrado a várias audiências. Ele então desenvolveu planos para uma máquina maior, melhor, máquina - Difference 2. Ele também trabalhou em outra invenção, o mecanismo analítico mais complexo, um dispositivo revolucionário em que sua fama como pioneira em computador agora se encontra em grande parte. Pretendia-se realizar qualquer cálculo aritmético usando cartões perfurados que entregassem as instruções, bem como uma unidade de memória para armazenar números e muitos outros componentes fundamentais dos computadores atuais. O notável matemático britânico Ada Lovelace completou um programa para o Mecanismo Analítico, mas nem ele, nem a Difference Engine 2, foram terminados na vida de Babbage.

Máquina Analítica de Babbage

Konrad Zuse, O mito !
Konrad Zuse (Berlim, 22 de junho de 1910 — Hünfeld, 18 de dezembro de 1995) foi um engenheiro alemão e um pioneiro dos computadores. O seu maior feito foi a compleção do primeiro computador de programa controlado por fita guardada, o Z3, com Helmut Schreyer em 1941.

Zuse inventou o primeiro computador eletromecânico, constituído de relés - efetuava cálculos e exibia os resultados em fita perfurada.

Ele usou a ideia de Babbage aperfeiçoando-a e conseguindo terminar a mesma.
 Extra info: Computador Z3 foi a primeira máquina de computação totalmente automática e programável do mundo. Foi utilizado pelo Instituto de pesquisa aeronáutica alemão a fim de realizar análises estatísticas em projetos de asas de novas aeronaves.

Sua construção se deu durante a segunda guerra mundial e tinha como objetivo a codificação de mensagens, por uma equipe de 15 pessoas em um anexo da fábrica de aviões Henschel. Tinha uma memória que armazenava 64 números de 22 bits. Seus cálculos eram realizados em aritmética binária de ponto flutuante e já calculava raízes quadradas e realizava uma multiplicação em cerca de 5 segundos. Foi a primeira máquina de calcular com controle automático de operações. Foi destruído, junto com a casa de Zuse, em Berlim, por um bombardeio.



Nenhum comentário